segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Origem dos óculos Aviador e Wayfarer

O General Douglas MacArthur usando o modelo Aviator em 1944.



Os óculos modelo Aviador foram criados em 1937. O protótipo criado chamava-se Anti-Glare, tinha armações muito leves, feitas de metal banhado a ouro com lentes verdes de cristal mineral que filtravam os raios infravermelhos e ultravioleta.
  Dai que surgiu o nome da marca, a mistura do termo em inglês raio (Ray) e as três primeiras letras da palavra banir (Bannish). Os pilotos da Força Aérea dos Estados Unidos imediatamente adotaram os óculos de sol devido a estas características. Assim, o modelo Aviador se tornou um estilo bem conhecido de óculos solares dada a sua popularidade entre os pilotos. 
 
A atriz Audrey Hepburn usando o modelo Wayfarer

Durante a década de 50, foi criado o modelo Wayfarer construído com armação de plástico e com um desenho inspirado em carros com traseira rabo-de-peixe, muito comum na época. Os Wayfarers obtiveram grande popularidade na década de 1950 e 1960, especialmente após de terem sido usados por Audrey Hepburn, em 1961 no filme Breakfast at Tiffany's. E nos anos 80 voltou a ser destaque de moda por estar em vários filmes de Hollywood.




Tom Cruise usando o modelo Aviador. Filme Top Gun.



RAY-BAN. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2014. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ray-Ban&oldid=39167936>. Acesso em: 27 out. 2014. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário